28 de fev. de 2013

Capital humano. O lucro pode estar ao seu lado.


Muitas vezes, para inovar, o empreendedor não precisa ir muito longe. As boas ideias podem estar debaixo do teto da sua própria empresa. Mas para captar informações, sugestões e transformá-las em inovação é preciso estar de olho no capital humano do seu negócio: os seus funcionários. Confira algumas dicas de como aproveitar esse potencial.
foto de: Felix Asoram
Muitas vezes, para inovar, o empreendedor não precisa ir muito longe. As boas ideias podem estar debaixo do teto da sua própria empresa. Mas para captar informações, sugestões e transformá-las em inovação é preciso estar de olho no capital humano do seu negócio: os seus funcionários. Confira algumas dicas de como aproveitar esse potencial.

- Que tal “passear” pela sua empresa no início do expediente? Esteja onde as pessoas trabalham e veja o que acontece. É uma forma muito eficiente de fazer pequenos ajustes e resolver assuntos que poderiam gerar discussões e reuniões.

- Espelhe-se na experiência da 3M: ouvir os colaboradores e identificar suas necessidades é o grande segredo para inovar no RH.

- Uma das melhores maneiras de conseguir o engajamento de seus colaboradores é dando oportunidades para eles se expressarem e contribuírem. Lembre que eles entendem muito mais das atividades do dia a dia, que sabem onde estão os gargalos. Se você quer que as pessoas tomem decisões, tracem estratégias e entreguem resultados, dê chance a elas.

- Você ouve seus clientes internos, sabe quais são as necessidades de seus colaboradores? Faça rápidos encontros com cada um, não em sua sala, mas na estação de trabalho deles. Além de uma atitude que demonstra interesse, tem um impacto muito positivo e deixa você por dentro de situações que nunca chegariam até você se estivesse fechado em sua sala.

- Crie um processo de comunicação integrado e eficiente, segundo o qual, os colaboradores se reúnem e passam aos supervisores tudo que aconteceu no dia anterior. A supervisão então passará aos gerentes e assim por diante. Além das informações chegarem até você, isso estimula a comunicação clara e transparente.

- Todas as conquistas devem ser celebradas com seus colaboradores. Reconheça, agradeça, compartilhe os bons momentos. Afinal, os funcionários são sua ferramenta de execução.
Fonte: http://www.sebraemais.com.br/

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